sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nem Santas, Nem Putas. Mulheres!


A Marcha das Vadias é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que atribuiu o modo como as universitárias se vestiam ao fato de terem sido estupradas. A partir desta Marcha, diversas manifestações nos mesmos moldes, ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Nicarágua, e Brasil.

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem desejar e da forma que desejar, e por seu direito de se vestir da maneira que lhes convier — sem a ameaça do estupro e, mais grave ainda, sem a ameaça da conivência social com o estuprador e da responsabilização da vítima. O mote principal da Marcha das Vadias é a situação compartilhada por mulheres de cerceamento da liberdade e objetificação sexual.

Em São Luís, acontece em 2012 a 1ª Marcha das Vadias, que reivindicará mais respeito à mulher com debates específicos sobre a situação da cidade. Organizada por mulheres independentes, a Marcha de São Luís acontecerá dia 26/06, simultaneamente às marchas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador! Em São Luís, a concentração acontecerá às 13h, no início da Avenida Litorânea (próximo ao bar Raízes).

0 comentários:

Postar um comentário